Segundo o site voltado à defesa do consumidor, Kabum!, Americanas.com e Submarino estavam entre as mais citadas nesta sexta-feira
O site ReclameAqui, voltado à defesa do consumidor, criou uma ferramenta para exibir em tempo real quais empresas têm gerado mais queixas durante edição de 2016 da Black Friday. Até 16h20 desta sexta-feira, Kabum! (411 reclamações), Americanas.com (166) e Submarino (91) eram as mais citadas.
A ferramenta também exibe o que o ReclameAqui considera as melhores promoções dessa data de descontos. As ferramentas estão neste link.
Em nota, o Kabum! afirmou que as queixas registradas no ReclameAqui correspondem a apenas 0,2% dos mais de 140.000 pedidos realizados nas primeiras catorze horas da Black Friday. “Entre as reclamações, aproximadamente 97% delas se referiam às ofertas esgotadas, tendo em vista a alta demanda de clientes em busca das oportunidades oferecidas”, disse a empresa. “A alta demanda e velocidade em que as ofertas são vendidas estão diretamente relacionadas ao compromisso do Kabum! em oferecer uma Black Friday de verdade.”
Vendas on-line
Neste ano, o varejo eletrônico brasileiro deve faturar 2,1 bilhões de reais na Black Friday, segundo a empresa de pesquisa de mercado digital Ebit. Se alcançado, o volume será 30% maior que o de 2015.
Embora a data da Black Friday seja sempre a última sexta-feira do mês de novembro de cada ano, muitas redes de varejo antecipam as promoções. A estratégia tem sido adotada, também, para contrabalançar os efeitos da crise econômica.