O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, respondeu positivamente a solicitação do presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, Flávio Braga, para o Projeto Diques da Baixada.
A confirmação foi feita pelo próprio Braga na semana passada, durante evento no município de Bequimão. Segundo ele, a partir do mês de setembro, Sarney Filho encaminhará algumas demandas para toda a região, que se encontra agonizando.
“O ministro Sarney Filho marcou uma agenda com o Fórum da Baixada para o início de setembro para encaminhar algumas demandas não somente da nossa entidade, o Fórum da Baixada, mas toda uma região que está agonizando sem a devida atenção das autoridades públicas do no estado”, disse Flávio Braga.
Os Diques da Baixada Maranhense são obras de engenharia que, se um dia saírem do papel e de promessas eleitoreiras, permitirão a contenção de água doce nos campos naturais durante a estação chuvosa, retardando o seu escoamento para o mar sem alterar as cotas máximas naturais de inundação.
Além de servir ao consumo humano da população do entorno, essa água ampliará o período de pesca artesanal, matará a sede das criações animais, poderá ser usada em agricultura familiar irrigada, pastagens irrigadas para pecuária leiteira, circulação de canoas, e ainda abrir a possibilidade do uso do dique para tráfego leve, como bicicleta, motocicletas e carroças.