
Em um cenário onde a informação se tornou a principal moeda política, a cidade de Raposa tem sido palco de um fenômeno cada vez mais comum: a disseminação de notícias falsas, orquestradas por “blogueiros” que parecem ter como única missão minar a credibilidade da gestão atual. Mais uma vez, o alvo foi o prefeito Eudes Barros, e a tática, uma velha conhecida: atribuir o mérito de obras importantes a terceiros, neste caso, ao Governo do Estado.
A mais recente investida partiu do blog do Domingos Costa, que tentou vender a narrativa de que as obras de pavimentação em andamento, como a da Rua Santo Antônio, seriam uma cortesia da SINFRA, a Secretaria de Estado da Infraestrutura. Uma “informação” que, como se provou rapidamente, não resiste a uma verificação simples.
Ocorre que a verdade é bem diferente. As obras, que incluem a pavimentação de 13 ruas, são fruto de um convênio federal, o Contrato de Repasse nº 917775/2021, assinado entre o Ministério das Cidades e o próprio Município de Raposa. Os recursos são federais, e a execução é municipal. A prefeitura, por meio de processo licitatório, contratou a empresa responsável, desmentindo qualquer envolvimento direto do Governo do Estado na empreitada.
PM Raposa - 1078886-75 - Termo AditivoEsse tipo de manobra não é aleatório. Ele reflete um incômodo crescente da oposição com os avanços da gestão de Eudes Barros, que tem mantido uma agenda ativa em Brasília em busca de recursos. Para adversários sem propostas concretas, o único caminho restante é a criação de narrativas distorcidas, na esperança de que a população, cansada da política, não se dê ao trabalho de checar os fatos.
A tentativa de plantar a mentira é mais um sinal de desespero. Em um momento em que as obras estão visíveis, transformando a realidade da cidade, a única arma da oposição é tentar descredibilizar o trabalho feito. É um jogo arriscado, especialmente em uma cidade que, na última eleição, reafirmou seu apoio a Eudes Barros com a maior votação da história.
O fato é que a pavimentação continua. Os recursos estão garantidos, a execução é da prefeitura, e a prestação de contas é transparente. Enquanto os “blogueiros fake news” se ocupam em semear a discórdia, a gestão se concentra em entregar os resultados que a população espera. A verdade, como sempre, acaba por desmontar a retórica da oposição, expondo a fragilidade de suas narrativas.