Domingo, 4 de Fevereiro, dia histórico em Tutoia-MA. Os sócios da Colônia de Pescadores em votação para eleger o seu novo representante, diante da desorganização e a falta de compromisso da Federação para com os Pescadores dessa Cidade, exigiram, de forma "valente" e com toda razão, as chaves, já que quem manda na Colônia são os pescadores e não à Federação.
Durante a votação que por desespero do candidato que representava a federação, não aceitando uma provável derrota, apelou para o golpe baixo. Eles não querendo perder a direção da Colônia, tumultuaram a votação e pediram cancelamento, alegando fraude, sendo que eles mesmos tentaram aplicar.
Diante da situação, que levou a perda de urnas, ou seja, deram fim carregando e destruindo tudo que já tinha apurado a qual era necessário para contabilizar os votos, deu por anulada toda a operação de votação, pois, nessas circunstancia não tinha mais motivos ou razão para continuar, algo que já estava tão fragilizado e bagunçado.
Os pescadores com autoridade de pescador, os verdadeiros donos da Colônia, "tomaram das mãos" da Federação, através da pressão popular, as chaves da instituição, ou seja, eles não aceitam mais, ser comandados por pessoas sem compromisso com essa classe.
Na ocasião, representantes de cada chapa, ficaram responsável, pela direção da colônia, até que seja definido nova data para Eleição. Os pescadores de Tutoia estão de parabéns, por colocar "moral na casa" que é sua por direito.
A Colônia é uma instituição sem fins lucrativos, não precisa da Federação para funcionar, além da lei não obrigar esse vínculo, se ela quiser ela pode ser independente, já que é uma casa que representa somente os pescadores e marisqueiras. Na verdade essa Federação só serve pra ganhar dinheiro, sendo que 12% arrecadado pela colônia são repassados para Federação.
Lembrando que o Seguro ou qualquer outro benefício, a qual os Sócios têm direito, nada disso, depende da Federação para ter êxito. Tudo vem direto do Governo Federal, passando pelo INSS para os pescadores.