A imunização iniciou dia 17 de janeiro, após a Anvisa aprovar a vacinação depois da realização de testes pré-clínicos e ensaios clínicos em diferentes fases e da utilização do imunizante nessa faixa em outros países. Diante da transmissão e avanço da variante Ômicron em diversos países, existe uma preocupação com seu poder de transmissão, especialmente, em indivíduos não vacinados, o que faz das crianças abaixo de 12 anos um grande alvo dessa e possivelmente de outras variantes.
Nesta quinta-feira, 17, foi realizado o dia D de Vacinação para as crianças em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) com o intuito de aumentar ainda mais esse número de doses aplicadas. A coordenadora de Imunização, Allanna Lago, destacou a grande importância do público infantil ser vacinado contra a covid-19 e reforça que os pais ou responsáveis fiquem atentos para as datas de segunda dose com o intuito de completar o esquema vacinal das crianças.
“A vacina é a melhor forma de evitar mortes e sequelas graves decorrentes das doenças imunopreviníveis. Portanto, a vacinação de crianças e adolescentes contra a Covid-19, pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), é uma ferramenta fundamental para o controle da pandemia. Reforço, ainda, que os pais fiquem na data de segunda dose”, finalizou.