>
Os candidatos à Prefeitura de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Eduardo Braide (PMN), participaram na noite desta sexta-feira (28) de um debate na TV Mirante. Durante o programa, os candidatos fizeram perguntas entre si de temas determinados e livres, como Saúde, Saneamento Básico, Creche, Mobilidade Urbana, Feiras e Mercados, Emprego, Lixo e Meio Ambiente.
No primeiro bloco, os candidatos responderam perguntas de temas livres. Eduardo Braide iniciou a série de perguntas e questionou Edivaldo Holanda sobre recursos da Saúde. Na sequência, Edivaldo Holanda perguntou sobre investigações da Polícia Federal a Eduardo Braide. A terceira pergunta foi de Braide para Holanda Júnior e abordou o assunto das creches. Fechando o primeiro bloco, Edivaldo perguntou sobre a política de resíduos sólidos para Eduardo.

No segundo bloco, os candidatos responderam perguntas de temas determinados por sorteio feito pelo mediador Tonico Ferreira. A primeira questão levantada foi sobre geração de emprego. O segundo tema sorteado foi sobre as feiras mercados. Desta vez, Eduardo Braide perguntou para Edivaldo Holanda Júnior. Na terceira rodada, a pergunta foi sobre meio ambiente e Edivaldo questionou Eduardo. O assunto educação fechou o segundo bloco do debate e, seguindo as regras do programa, foi à vez de Braide indagar Holanda Júnior.

No terceiro bloco, os temas livres voltaram. Eduardo Braide iniciou a série com o assunto ‘licitação do transporte coletivo’ para que Edivaldo Holanda Júnior respondesse. Na sequência, Edivaldo perguntou sobre ‘assistência social’ para Eduardo responder. A terceira pergunta foi de Braide para Holanda Júnior e foi sobre parceria com hospitais. Concluindo a série de perguntas, Edivaldo Holanda Júnior perguntou sobre ‘servidor público’ para Eduardo Braide responder.
O debate terminou com as considerações finais dos candidatos. Cada um teve 2 minutos e 30 segundos.

Por fim, Eduardo Braide concluiu sua participação no debate. “Minha amiga e meu amigo; nessas eleições nós temos de um lado um prefeito, candidato à reeleição com uma campanha milionária, que manda no seu bairro só os cabos eleitorais. De outro um candidato, que mesmo quando ninguém acreditava que tinha chances de ir para o segundo turno, andava a pé, entregando para você o programa de governo para mostrar como São Luís vai ser uma cidade muito melhor. Mas você já deve ter percebido como essa eleição está sendo uma verdadeira luta do Davi contra Golias. Aqui eu quero fazer um pedido especial para você: assim como Davi derrotou Golias com um único golpe, eu quero pedir que você, que está me assistindo, seja o Davi dessas eleições. No domingo, quando você estiver de frente para a urna, digite o 33 e confirme. Assim você vai saber com que nossa cidade mude para muito melhor, é isso que peço a você.

O candidato, que acaba de falar, já teve a oportunidade dele. Ele teve quatro anos para mostrar o que pode fazer por São Luís. Tudo que fez deixou para fazer na véspera da eleição. Eu não quero ser um prefeito de quatro meses, quero ser um prefeito de quatro anos. Se você me der essa oportunidade, com sua família e seus amigos, eu serei eternamente grato e devolverei essa gratidão com muito trabalho e muita responsabilidade. Quem está falando aqui não é o Eduardo político, é o Eduardo pai de família, o Eduardo que vê a babá dos filhos sofrer com o alto valor da passagem, que agora vai aumentar ainda mais. É o Eduardo que vê as pessoas que não tem direito a tratar o câncer, porque a Prefeitura não ajuda o Hospital Aldenora Belo.

É o Eduardo que vê a Apae de São Luís suspender o teste do pezinho porque a Prefeitura não faz nenhum tipo de parceria. São essas parcerias que constam em meu plano de governo. Por isso eu peço a cada um de vocês. Em primeiro lugar Deus, que Deus nos abençoe e Deus abençoe cada um de vocês. Que Deus possa abençoar todas as famílias de São Luís e iluminar cada um de vocês. E dizer, se você me der essa oportunidade, o primeiro ano de governo será muito mais importante que a véspera de eleição. A partir do ano que vem, 1º de janeiro de 2017, se você me der uma oportunidade, São Luís será uma cidade muito melhor. Dessa vez é 33, uma boa noite e que Deus nos abençoe".