O fim de semana deve ser de compras para consumidores de São Luís (MA) que desejam presentear no Dia das Crianças, comemorado na próxima quarta-feira (12). Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA) revelou que, para 28,5% daqueles que demonstraram intenção de compras para o período, devem fazer as compras neste sábado (8). Grande parte dos entrevistados (45%), no entanto, não saber ao certo quando vão às compras e devem deixar elas para última hora.
Funcionamento do comércio
12 de outubro
– 8h às 14h : comércio de rua
– 14h às 20h: shoppings
“É preciso entender a demanda dos consumidores no sentido de promover ações que possam atrair e fidelizar esses clientes, que estão cada vez mais cautelosos e cuidadosos com o valor dos presentes. Além disso, os consumidores então pesquisando mais os preços dos produtos, o que também influencia para que as compras sejam realizadas de última hora”, diz o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva.
Pelo levantamento, a Fecomércio-MA identificou que 66,1% dos consumidores pretendem comprar algum produto para presentear em função do Dia das Crianças, ou seja, dois a cada três entrevistados estão predispostos a ir às compras. Entre os presentes preferidos desses consumidores, os brinquedos com 57,3% de intenção de consumo e artigos de vestuário com 26,2%, lideram a lista dos ludovicenses.
Em números
– 66,1% dos consumidores têm intenção de presentear
– 57,3% dos entrevistados devem presentear com brinquedos
– 51,3% deles devem pagar os presentes à vista
Para isso, o comércio de São Luís já preparou um esquema especial. Mesmo no feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, também comemorado no dia 12, as lojas de rua irão funcionar em horário especial, 8h às 14h. Já aquelas localizadas nos shopping centers estão autorizadas a funcionar das 14h às 20h. O funcionamento dos locais está condicionado ao pagamento de 100% sobre o valor da hora normal e mais gratificação de R$ 40 ao fim do dia, pelo acordo feito entre empregados e patrões.
A pesquisa – realizada entre 1 a 5 de setembro de 2016, com 700 consumidores, entre homens e mulheres com mais de 18 anos – mostra que 47,5% daqueles que pretendem presentear no Dia das Crianças têm preferência pelas lojas de shopping centers, seguido das lojas do Centro comercial, com 40,2%; lojas de bairros, com 8,9%; comércio informal no Centro/camelôs, com 0,9%; internet (0,8%); loja de departamentos (0,7%); supermercados/hipermercados (0,4%); e catálogo (0,3%).
Intenção de consumo
Quanto aos motivos que levam os consumidores a entrarem nas lojas e efetuarem as compras, as promoções (49,4%) e os preços (34,2%) devem ser o os fatores de maior influência nesse período, seguido das vitrines (21,8%), variedades (15,1%), qualidade dos produtos (11%) e recepção dos vendedores (4,8%).
“É importante que o empresário faça um bom planejamento, observando os produtos mais procurados, além de ser uma oportunidade para as lojas realizarem promoções de outros itens com o objetivo de motivar os clientes a aumentarem a cesta de produtos que levarão para casa”, explica o economista e consultor econômico da Fecomércio-MA, Eduardo Campos.
A forma de pagamento preferida pelos consumidores para o Dia das Crianças continua sendo a modalidade à vista com dinheiro (51,3%). Já o uso do cartão de crédito é a escolha para 35,9% dos entrevistados; e 15% devem usar cartão de débito.