Jornalista

Joceilton Gomes

‘Medalhista’ em aumento, Edivaldo enfrenta fantasma da tarifa do ônibus


Publicado por Joceilton Gomes Em: 16 de agosto de 2016 às 14:40


Se o aumento descontrolado da passagem dos ônibus fosse uma das modalidades das Olimpíadas, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), seria medalhista ouro. Eleito em 2012 sob a promessa de mudança, o pedetista não manteve as rédeas da própria administração e, em meio a dificuldades para acalmar os empresários do setor, não segurou o valor da passagem e repassou pelo menos um aumento por ano aos usuários.


O recorde imbatível de Edivaldo começou a ser traçado logo nas primeiras semanas em que ele sentou na cadeira de prefeito de São Luís. Em fevereiro de 2013, mesmo tendo prometido em campanha o contrário, o pedetista fez a passagem saltar de R$ 1,98 para 2,75. O aumento levou milhares de estudantes às ruas, e acabou motivando a promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, a intervir. Ilegal, o aumento acabou sendo derrubado na Justiça.


Pouco mais de um ano depois, em junho de 2014, sob a alegação de que os empresários estavam em uma “situação de colapso financeiro-operacional” Edivaldo voltou a aumentar a passagem e ainda pôs fim a chamada ‘domingueira’, como era chamado o pagamento de meia-passagem durante todos os domingos. O aumento foi de R$ 0,30 em todas as linhas, deixando a mais cara em R$ 2,40. Para acalmar os usuários, Edivaldo prometeu investimentos e melhorias substanciais no sistema, como a renovação da frota com 500 novos ônibus. Contudo, uma viagem em qualquer ônibus, para qualquer bairro, mostra que a promessa até hoje não foi completamente cumprida.


Nove meses depois, em março de 2015, Edivaldo Júnior anunciou um novo aumento. Desta vez, de 16%. Sob articulação do então promotor-geral do município, Marcos Braid, que agora trabalha como advogado de sua de campanha, o pedetista conseguiu ainda no Tribunal de Justiça do Maranhão, no mesmo ano, o direito de aumentar as tarifas de transporte coletivo e de táxis da capital maranhense sem o referendo da Câmara Municipal de São Luís, isto de é, de aumentar a passagem quando bem entender, sem precisar pedir autorização da Câmara, que só concedia após diversas audiências públicas.


Na ocasião, as passagens mais altas subiram de R$ 2,40 para R$ 2,80. As mais baratas passaram de R$ 1,90 para R$ 2,20 e R$ 1,60 para R$ 1,90. Pressionado por estudantes, que foram novamente às ruas por três dias consecutivos exigir a revogação do decreto, Edivaldo recuou, mas somente em parte. Uma pequena parte, na verdade. Apenas a passagem das linhas do Sistema Integrado de Transporte (SIT), que havia sido reajustada para R$ 2,80, caíram para R$ 2,60.


Em 2016, ano eleitoral e de Olimpíadas, Edivaldo voltou a sair em disparada e cravou um novo aumento no bolso do usuário do transporte coletivo, em 11,8%. Feita via decreto, já que não precisava mais da autorização da CMSL, o aumento subiu a passagem de R$ 1,90 para R$ 2,20; de R$ 2,20 para R$ 2,50; de R$ 2,60 para R$ 2,90; e as semiurbanas de R$ 2,90 para R$ 3,10.


Curiosamente, a justificativa apresentada à população foi que, com a implantação do programa Bilhete Único, que na verdade deveria ser um benefício e cumprimento de promessa de campanha, os empresários do transporte público estavam enfrentando sérias dificuldades para arcar com os custos da manutenção dos salários dos funcionários e dos ônibus que atendem o sistema.


  • Brasileiro 2024

  • Contagem regressiva...

    # Equipe P J V E D GP GC SG %
    1 BOT 60 29 18 6 5 47 25 22 69%
    2 PAL 57 29 17 6 6 46 20 26 65.5%
    3 FOR 55 29 16 7 6 38 29 9 63.2%
    4 FLA 51 28 15 6 7 45 32 13 60.7%
    5 SPA 47 29 14 5 10 38 32 6 54%
    6 INT 46 28 12 10 6 37 26 11 54.8%
    7 BAH 45 29 13 6 10 39 33 6 51.7%
    8 CRU 43 29 12 7 10 35 29 6 49.4%
    9 CAM 40 28 10 10 8 40 41 -1 47.6%
    10 VAS 37 28 10 7 11 32 38 -6 44%
    11 GRE 35 29 10 5 14 33 37 -4 40.2%
    12 CRI 35 29 9 8 12 36 42 -6 40.2%
    13 BRG 34 29 8 10 11 34 38 -4 39.1%
    14 JUV 34 29 8 10 11 33 39 -6 39.1%
    15 CAP 31 27 8 7 12 27 31 -4 38.3%
    16 FLU 30 28 8 6 14 22 30 -8 35.7%
    17 VIT 29 29 8 5 16 32 44 -12 33.3%
    18 COR 29 29 6 11 12 29 38 -9 33.3%
    19 CUI 26 28 6 8 14 25 39 -14 31%
    20 ACG 21 29 5 6 18 22 47 -25 24.1%
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